quarta-feira, 17 de junho de 2009

No Coração da África

Junho de 2009
Aos meus amados intercessores e parceiros:
Graça e paz de nosso Deus, nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo!
Nesta oportunidade lhes escrevo do solo africano, e quero contar-lhes que meu coração está cheio de agradecimento a nosso Pai, por ter me permitido chegar até aqui e por ter o privilegio de contar com o apoio de cada um de vocês. Não poderia deixar passar a oportunidade de agradecer e também poder compartilhar com vocês a respeito.
Primeiramente, quero contar-hes que saí de Londrina na manhã de sexta-feira dia 11,e no domingo cheguei a Nairobi-Kenia, aproximadamente às 16h30min, foi uma longa viajem! E agradeço a Deus por ter cuidado de cada detalhe, é maravilhoso ver como Ele colocou pessoas em meu caminho para fazer-me companhia como também dando algumas orientações. Louvo à Deus por essa demonstração de amor e cuidado!
Tenho que confessar que no início parecia que estava sonhando, não podia acreditar que realmente estava acontecendo, algo que depois de mais de dois anos de preparação e espera estava se tornando realidade. Muitos missionários dizem que chegar à África é como nascer de novo. É deixar o conforto do útero, e agora, posso afirmar que é uma grande verdade. Tenho que reconhecer que o tempo que permaneci tanto na Bolívia como no Brasil, foi de grande bênção, que me permitiram crescer, amadurecer e me fortalecer na fé. Mas chegou o tempo de deixar todo esse processo de preparo e nascer para um mundo totalmente diferente. A razão que confirma esta verdade é porque agora estou aprendendo a como comunicar-me com os que me rodeiam, e aprendendo outras coisas como se vestir, como usar Matatos (ônibus) e estou consciente de que este é apenas o começo.
Nestes primeiros seis dias aqui, tenho recebido muitas instruções, indicações, cuidados que devo tomar para poder desenvolver minha nova vida aqui e tenho que agradecer a Deus por toda ajuda e cuidado que tem manifestado meus líderes de campo como também da parte dos encarregados do lugar onde estou morando, que estão permitindo que este período de adaptação não sejam difíceis. Glória a Deus por eles!
Meus amados, nesta oportunidade quero compartilhar com vocês os seguintes pedidos de oração.
l Atualmente, a escola onde deveria aprender o idioma "s" está temporariamente fechada, por isso tenho que encontrar um professor que tenha disponibilidade para ensinar-me, por isso lhes peço que estejam orando para que Deus nos guie até esta pessoa para esta tarefa.
l Para que possa dirigir-me com sabedoria e prudência ao estabelecer contato com o povo "s".
l Que nosso Pai esteja me dando a graça de ter um coração ensinável e humilde para continuar este processo de aprendizagem tanto dos idiomas, como acerca de todos os aspectos que envolvem o trabalho com o povo "s".
l E por último orem por meus pais e irmãos que estão na Bolívia, para que nosso Deus possa estar derramando paz sobre cada um deles.
Mais uma vez obrigada pelo apoio que me concedem, e por continuar sendo parte deste grande desafio que é alcançar o povo "s" com a verdade do evangelho. É é minha oração que nosso Pai continue derramando toda bênção espiritual celestial sobre cada um de vocês em Cristo Jesus.
Em Cristo,
Cíntia G

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Talibês: Um desafio missionário.

Os talibês (alunos) são crianças de 3 a 12 anos, que são entregues por seus pais aos Marabouts(mestres do alcorão), para serem doutrinadas nas Daras (escolas corânicas). Com promessas de ensino religioso e educação, muitos pais entregam seus filhos para estes "professores", esperando que os mesmos os encaminhem na sociedade islâmica ou em troca de algum benefício qualquer. No entanto, o que parece ser uma esperança de vida melhor para a criança, torna-se um ciclo de exploração e maus tratos, situação esta que pode ser constatada ao andarmos por qualquer rua de Dakar.
São mais de 200.000 crianças vivendo em situações subhumanas, aglomeradas em construções caóticas, expostas a todo tipo de doenças, riscos e abusos.
http://www.youtube.com/watch?v=Vvvkfh1jANQ (vídeo sobre o assunto - está em francês mas as imagens falam por si).
A cada novo nascer do sol, inicia-se uma sucessão de rituais que envolvem estes pequeninos. Começam sendo obrigados a decorar partes do Alcorão, mendigar nas ruas para conseguir seu próprio alimento, até levantar a quantia mínima de Fcfa$ 500,00 (quinhentos Francos Cefar, equivalente a cerca de R$2,00) por dia, sendo sujeitos a severas punições se não retornarem com o valor exigido pelos seus "mestres". Geralmente o acesso às Daras é restrito e até proibido pelos Marabout.
Na semana passada soubemos que em uma destas "escolas" os talibês estariam doentes. Assim, nos oferecemos para cuidar e medicar as crianças por três dias, pois elas estavam todas infestadas com escabiose/sarna. Fervemos suas roupas e medicamos em torno de 50 talibês. É indescritível o ambiente em que aqueles pequenos vivem, e isso porque nos disseram que esta Dara não era das piores.
No rostinho das crianças pudemos ver um misto de expectativa e apreensão pela nossa presença, olhar que não sai de nossas mentes. Tristeza e indignação tem nos acompanhado após esta experiência. Não pudemos expressar nada em palavras, mas somos gratos a Ele por esta porta que se abriu, nos dando o privilégio de podermos demonstrar o Seu amor através destas atitudes. Oremos pelos talibês.
A APMT tem dois projetos aqui em Dakar que se destinam a alcançar estas crianças. Um é desenvolvido pelas Missionárias Vildene e Ronalda com seus esposos Jerôme e Joseph, e o outro pelo Pr. José Dilson e Marli. Cremos que somente o Evangelho pode mudar a história destes pequeninos.
Para tanto, desafiamos irmãos e irmãs a orarem e se disporem a servir ao Senhor aqui no Senegal, envolvendo-se com estes ministérios de alcance dos talibês. Caso queira saber mais informações, entre em contato conosco.
Em Cristo, Marilia e Gerson.
Juntos na peregrinação,"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36).Visite nosso blog:http://gersonmarilia.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de junho de 2009

LUCAS MOTA - JOCUM DF - Carta de Oração

Olá amigos.
Peço desculpas pela demora em uma nova carta informativa. Isso ocorreu devido as minhas férias que tirei no período de 2 de maio até 25 de maio onde passei por Martinópolis, Santa Cruz do Rio Pardo, Curitiba e Sorocaba. Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a todos os irmãos e igrejas que me receberam tão bem nesse período, que Deus abençoe a todos vocês ricamente.
Voltei bem descansado e já tenho boas notícias a compartilhar com todos a começar pela tão comentada viagem a Cuba.
De uma maneira geral tivemos resultados melhores do que o esperado. A começar pelo excelente resultado da viagem a Cuba que compartilhei em algumas igrejas no último mês e que também pode ser lido no meu blog.
Nos últimos dias 30 e 31 de maio a JOCUM DF teve a oportunidade de experimentar um evangelismo totalmente novo com uma tribo urbana pouco conhecida.
Trata-se dos OTAKUS. É considerado um “Otaku” todo aquele que tem uma forte atração pela cultura pop Japonesa incluindo desenhos animados e quadrinhos no estilo oriental.
Essa tribo tem crescido muito no Brasil onde durante todo o ano são realizadas diversas convenções e encontros do tema onde eles se reúnem em peso.
Aqui em Brasília não é diferente, além de termos muitos integrantes dessa tribo por aqui temos também uma convenção anual muito grande que reúne mais de 20 mil pessoas por dia de evento. Trata-se do KODAMA. O KODAMA, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio, além de suas atrações convencionais como bandas, teatros, salas de exibição, estandes, lojas e muitas outras coisas contou também com uma sala da JOCUM onde estávamos dando pequenas oficinas circenses e ao mesmo tempo desenvolvendo o nosso trabalho de evangelismo urbano.
A estratégia que usamos nesse evento foi a simples conversa. Isso mesmo, apenas conversa com os participantes do evento gerando certa amizade com alguns.
Uma das características da tribo é que eles são muito abertos e comunicativos. Tivemos situações de pessoas se abrirem nos contando toda a sua vida para nós.
Essa tem sido a melhor estratégia de evangelismo que temos experimentado em todos os nossos projetos urbanos.
A convivência é a melhor maneira de evangelizar por influência desde os tempos de Cristo.
Temos obtido bons resultados a partir de uma estratégia simples, mas que faz com que as pessoas parem pra nos ouvir.
Nosso projeto é continuar esses relacionamentos (juntamente com o que já temos desenvolvido com outras tribos) através da METÁSTASE. Para quem não se lembra a Metástase é uma extensão da base em um local mais centralizado onde temos contato urbano todos os dias e onde desenvolvemos nossos projetos de evangelismos e discipulado com novos convertidos nas ruas.
No final de 2008 a Metástase fechou devido ao aumento do aluguel, porém fechamos decididos a nos preparar para uma nova Metástase mais estruturada, em outro lugar e com apoio de algumas igrejas que ficariam com o papel de receber os novos convertidos após o contato inicial.
Já temos procurado lugares e feito contato com algumas igrejas e nosso alvo é já estar com a nova Metástase funcionando em julho desse ano.
Os obreiros que estão à frente desse projeto são dois: Eu e o Samuel.
Na Metástase também acontece a EMU (escola de Missões Urbanas) que tem por objetivo ensinar na teoria e proporcionar na prática um trabalho urbano para as pessoas que tem interesse nisso. É um curso rápido, semanal e não exige tempo integral. O público alvo são as pessoas que trabalham ou querem trabalhar com isso em suas igrejas.
Com isso a Metástase completa seus dois alvos principais: fazer missões urbanas e gerar despertamento missionário nas igrejas.
PEDIDOS DE ORAÇÃO
-Para que Deus nos dê sabedoria e estratégias para alcançar essas tribos urbanas;
-Para que consigamos o apoio das igrejas para a nova Metástase;
-Para que encontremos um local bom e acessível para desenvolvermos os projetos da Metástase;
Como sempre, agradeço a todos por tudo e desejo que Deus abençoe vocês ricamente.
Lucas Mota
lukaum.freak@gmail.com
61 – 9229-3942
61 – 3434-0671
http://lucasmota.wordpress.com/
Banco Do Bradesco
Lucas Araújo M. A. Mota
C/C 521146-8
AG 2823-1