quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CARTA DE ORAÇÃO – PR OSWALDO PRADO

OS CICLOS DA VIDA

Outubro 2009

Sempre é um privilégio voltar a me comunicar com você, que tem sido nosso parceiro em todos os momentos.

Essas últimas semanas foram muito intensas. Tanto para mim, como para a Sirley, parecia que o dia deveria ter mais

de 24 horas para podermos cumprir com tudo aquilo que precisávamos fazer. Mas, como sempre, o Senhor esteve indo à frente, cuidando de nós e suprindo todas as nossas necessidades.

Enquanto escrevo este informativo vem à minha mente as palavras de Paulo: "mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão adiante..." (Filip. 3:13)

Se pudesse definir com uma palavra o que aconteceu conosco nessas últimas semanas eu definiria tudo com essa expressão: "MUDANÇA".

Desde que assumimos toda a área de expansão missionária da Sepal, isso fez com que começássemos a trabalhar com uma nova equipe, na cidade de São Paulo. Com isso tivemos que buscar uma nova moradia. Oramos muito e Deus nos mostrou que deveríamos encontrar algo perto dos pais da Sirley que estão com idade avançada e precisam sempre de nossa ajuda. Deus mais uma vez foi fiel e hoje estamos morando na Praia Grande, que fica apenas a 55 km de São Paulo.

Deixamos a nossa querida equipe da Sepal Sul que ajudamos a implementar em 2002 e que hoje está totalmente consolidada com 7 casais de missionários !

Nos despedimos de nossa querida igreja local, a 1ª. IPI de Londrina, que aprendemos a amar e a ser cuidados de forma muito especial. Também deixamos aqueles amigos e irmãos que sempre foram muito próximos de nós.

As mudanças são melhor entendidas quando sabemos que o Senhor permite que tenhamos "ciclos de vida" durante a nossa existência. O que Ele requer de nós é que completemos a tarefa que Ele nos deu e estejamos abertos para os novos sonhos que temos pela frente. Terminamos um ciclo de vida em Londrina, onde ficamos por quase 10 anos. E agora iniciamos um novo ciclo e estamos muito animados a prosseguir!

Nas últimas semanas pregamos em várias conferências missionárias tanto no nordeste, como no sul e sudeste do Brasil. Pela graça de Deus muitos jovens e casais foram chamados para a obra missionária.

Nesse momento estamos recrutando mais 3 casais e um moço solteiro para servirem como missionários da Sepal dentro e fora do Brasil.

Também o Senhor permitiu que pudéssemos mentorear alguns pastores nestes últimos meses, ajudando-os na liderança de suas igrejas locais.

O trabalho do Projeto Brasil 21 continua firme e avançando. Estamos felizes porque teremos um grande congresso de pastores e líderes em São Luís, MA, no final de novembro, e que está sendo liderado pelo nosso coordenador Pr. Ezequias.

Tivemos o privilégio de participar do Fórum Indígena, junto com várias organizações evangélicas que atuam junto aos povos indígenas, em Caldas Novas, GO. Foi um tempo de muitas bençãos e decisões sábias.

Por favor, ore pelos seguintes compromissos que teremos:

Recrutamento de novos missionários da Sepal: 15 de outubro

Treinamento dos missionários da Sepal: 16 a 18 de outubro

Retiro Missionários Sepal: 30 de outubro a 2 de novembro

Conferência Missionária IPI Filadélfia, Londrina, PR: 8 de novembro

Conferência Missionária 1ª. IPI Campinas: 14 e 15 de novembro

Conferência para Pastores e Líderes em São Luís, 26 a 28 de novembro

A Sirley e eu agradecemos muito o apoio que você tem nos dado. Estamos iniciando agora um novo ciclo de ministério, com muita alegria e vigor, "porque o Senhor é a nossa força".

Assim tem acontecido em todos esses anos de ministério. Os ciclos da vida têm um início, meio e fim.

Esteja certo que as suas orações e suas ofertas tem sido fundamentais para que possamos prosseguir na tarefa que o Senhor colocou em nossas mãos.

Com amor,

Oswaldo e Sirley

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Norte do Senegal

Dakar, Senegal, 05 de Outubro de 2009.

Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade” (At 17.16).

Irmãos em Cristo, graça e paz.

A nossa oração é que este encontre a cada um de vocês firmes no Senhor e realizados em servi-lO onde e como Ele vai lhes conduzindo, assim como isto se aplica a nós.

O texto acima refere-se ao sentimento que veio sobre Paulo ao ver as carências espirituais dos atenienses. Nós também temos tido este tipo de sentimento ao vermos tantas pessoas caminhando em direção à morte eterna, no engano de Satanás, através de uma religiosidade vazia e escravidão espiritual com conseqüências sociais profundas.

O objetivo deste é compartilhar um pouco do que Deus nos mostrou na viagem que fizemos ao norte do Senegal, entre os dias 20 e 28 de setembro.

Estivemos hospedados na casa de um casal de missionários em Saint-Louis, Sérgio e Josenilda. Foi um tempo precioso que Deus nos concedeu, de podermos ampliar a visão das necessidades do Seu Reino.

No domingo, passamos por Thiés, onde tomamos um cafezinho com uma família de missionários brasileiros. Eles estão plantando uma igreja naquela região.

Seguimos para Saint-Louis, onde chegamos à tarde. Pudemos ir no culto na Igreja Batista, que está sendo plantada por um pastor batista norte-americano. Foi bom participar com ele, sua esposa e seus 4 filhos, e mais um pequeno grupo de irmãos. Eles tem um projeto de biblioteca infantil, é uma forma de falar do amor de Deus para muitas crianças que vão à pequena biblioteca pegar livros para ler.

No domingo seguinte, quando participamos novamente no culto nesta Igreja, chamou-nos a atenção a seguinte colocação que o pastor fez, na mensagem: “No Senegal, em geral, diz-se que há cerca de 95% de islâmicos. Aqui, na região Norte, este número sobe para 99,99%.

Quando estivemos em viagem de Saint-Louis até Dagana e depois até Podor, pudemos entender um pouco mais o pensamento dito pelo pastor. É uma região que tem principalmente pessoas de três etnias: Os wolofs, os peuls, e os mouros (povos da Mauritânia que se mudaram para o Senegal). Há inúmeras aldeias sem nenhuma presença missionária, e mesmo nas cidades, há pouquíssimas pessoas que se dizem cristãs, isso contando com o catolicismo.

Outro dado que nos chamou a atenção, foi que em todo o norte do Senegal há somente cerca de 12 famílias de missionários atuando. A maior parte dos missionários que vem para o Senegal atua na região de Dakar e redondezas, e na região Sul. Bem, temos de entender uma coisa – em qualquer lugar que se ande aqui no Senegal, você está no meio de pessoas não-alcançadas, vivendo um sincretismo no islamismo e animismo. No entanto, graças a Deus, pelo menos nestas regiões mais ao sul do país, existem algumas igrejas e um grupo expressivo de missionários atuando. No entanto, na região norte, a carência é muito maior. É motivo de oração, que o Senhor levante mais missionários para esta região, bem como desperte a igreja senegalesa para a sua responsabilidade neste sentido.

Retornando de Dagana, passamos pelo cemitério que fica à beira da Rodovia. Eu fiz questão de conhecer este lugar, pois é onde está enterrada a irmã Janice. Esta jovem missionária faleceu há alguns anos, em um acidente de carro, em que mais pessoas foram mortas. Portanto, para mim, o cemitério onde ela está enterrada torna-se um lugar de reflexão sobre as pessoas que pagam o preço para que outras vidas possam ouvir falar do amor de Deus em Cristo Jesus. É como visitar, no Brasil, o túmulo do Rev. Ashbell Green Simonton, no Cemitério dos Protestantes, em São Paulo. Traz-nos gratidão a Deus pelos que se dispõem a ultrapassar barreiras e fronteiras para alcançar vidas, e também nos leva à oração intercessória por mais obreiros para estes campos tão carentes de trabalhadores.

Nos dias em que estivemos em Saint-Louis, pudemos ir para várias aldeias com os missionários que nos hospedavam. Eles fazem um trabalho social, com consultas e medicamentos, e, sempre que possível, passam o Filme Jesus e procuram evangelizar como Deus os vai conduzindo.

Esta viagem tornou-se para nós realmente um agir de Deus no sentido de, no mínimo, estarmos mais em oração por esta região tão carente de proclamadores da Palavra. Estamos dispostos nas mãos do nosso Deus quanto a se Ele nos quer servindo lá, a questão é discernirmos o quando e o como.

Obrigado a você que esteve conosco nesta viagem em oração e/ou investimentos. Sabemos que podemos contar com irmãos que tem se colocado diante do Senhor por nós quanto aos nossos motivos.

Grande abraço a todos.

Em Cristo,

Gerson e Marilia.