sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Projeto Missionário
POVO MWANI
Ana Elisa Araújo Messias

“Uma Igreja Cristocêntrica entre todos os povos Africanos”.
1. Introdução
A África tem cerca de 800 milhões de pessoas, vivendo em 58 países, falando 2.110 línguas e divididos em 3.839 Etnias. Destas, 1.335 ainda não foram alcançados pelo Evangelho. Existe a necessidade segura de tradução da Bíblia de pelo menos 297 línguas. Estudos mais acurados podem elevar este número para 1.290.
Em 1999, 71% de todos os casos mundiais de AIDS foram encontrados na África. Uma estimativa conservadora calcula 25 milhões de infectados, e 12,5 milhões de órfãos. A Malária e a Tuberculose também matam anualmente milhões.
Sendo o Islamismo a religião dominante em muitos destes países, existe uma perseguição aberta à igreja, e conseqüentemente um pequeno número de missionários. Segundo Portas Abertas, o Islamismo é e religião majoritária de 6 entre os 10 países que mais perseguem os cristãos.
2. Alvo: Povo MWANI
Mocimboa da Praia é uma cidade ao norte de Moçambique com uma concentração de cerca de 30 mil pessoas da etnia MWANI. Sua cultura foi influenciada pelos mercadores árabes ao longo dos séculos, e defini-se pela indústria de pesca e pela cultura islâmica. Desde 2002 três casais de missionários da MIAF têm trabalhado entre os Mwani, em Mocímboa da Praia, e hoje há um grupo de quase 10 convertidos.
A partir deste ministério foi construído um centro comunitário para a prática de vôlei e basquete; uma pequena biblioteca; duas salas de aula; uma loja para geração de renda; e uma igreja local focada em alcançar o povo Mwani.
A partir de julho de 2009 a MIAF enviará uma equipe que será formada por 12 pessoas sendo 10 missionários (pertencentes aos cinco Continentes) e um casal de coordenadores.
3. TIMO
É um treinamento em ministério de alcance. Seus valores são: alcançar o perdido com a notícia salvadora de Jesus Cristo; compromisso com a cultura e língua local; compromisso de relacionamento com Jesus, equipe missionária e comunidade local; estilo de vida e evangelismo de proclamação; viver entre aqueles a quem se procura ministrar; possuir caráter de aprendiz e não de expert; estilo de vida simples; espírito de equipe; oração como ministério; treinamento que modifique a vida emocional, espiritual e mental do missionário; relacionamento pessoal maduro do missionário com o Senhor Jesus; valorização da igreja local.
4. Estratégia
Para que este povo seja alcançado nossa equipe irá trabalhar por dois anos – Julho de 2009 à Julho de 2011 para que através do evangelho possamos transformar homens, mulheres e crianças Mwani em discípulos de Jesus Cristo, na formação de cristãos Mwanis capazes de se reunir, louvar, ensinar e fazer discípulos entre seu próprio povo.
Estas são algumas das estratégias que serão utilizadas:
• Treinamento e encorajamento aos cristãos já existentes em se transformarem discípulos fazedores de discípulos;
• Adoção de um estilo de vida pautado no amor e na santidade, com a o propósito de formar grupos de amigos para evangelização;
• Ensino da Bíblia em prisões, hospitais e vizinhança;
• Interação com a comunidade através do centro comunitário (esportes);
5. Sobre mim
Sou membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Marília. Desde a adolescência tenho atuado em diferentes ministérios da Igreja Local: Ministério de Louvor e Adoração, Ministério Infantil, Ministério de Adolescentes e Jovens, e há um ano atuado em uma Congregação com Ministério Infantil, Discipulado e Escola Dominical.
Meu chamado missionário ocorreu aos 13 anos de idade e sempre foi direcionado ao povo muçulmano, especificamente com a mulher muçulmana. Meus estudos acadêmicos foram direcionados a partir deste chamado, quando decidi estudar a violência contra a mulher dentro das perspectivas sociológicas.
Sou socióloga e mestre em Ciências Sociais. Meus estudos acadêmicos focaram a violência contra a mulher, violência urbana, relações étnico-raciais, relações de gênero, qualidade de vida, saúde da mulher e saúde pública. Finalizo em março de 2009 Licenciatura em Pedagogia.
Nos últimos meses estudei no CELMI - Centro de Formação de Liderança e Missões para adquirir uma maior capacitação na área de Missiologia.
6. Recursos Financeiros
A MIAF é uma organização mantida por ofertas voluntárias. Cada missionário participa do levantamento de recursos para seu próprio sustento e para os projetos que executa.
Temos buscado de Deus, ser cooperadores, como cita Paulo ao se referir a Timóteo e a outros irmãos no livro de Romanos. E baseados nesta palavra queremos desafiá-lo a também ser um cooperador neste ministério.
Precisamos de pessoas e Igrejas, com visão missionária, que contribuam para expansão do reino de Deus pelo mundo. Precisamos de pessoas que trabalhem lado a lado conosco, nos firmando e sustentando, para que juntos possamos cumprir a vocação que Deus tem nos dado.
Minha necessidade mensal é de U$ 1182,00 (dólares)
7. Como se Aliar neste ministério
Sabemos serem muitos os desafios nos dias de hoje, no entanto, cremos na provisão de Deus para este projeto através da efetiva participação de pessoas comprometidas com a expansão de Seu Reino.
Através da formação de alianças estratégicas poderemos unir nossas forças e experiências, alcançando assim o propósito do Projeto “Transformando Vidas”.
Minha oração é que o Senhor lhe dê a mesma visão que Ele deu a mim, e que você possa se aliar na implementação deste projeto. Sendo a oração o primeiro e maior investimento, encorajamos você a compartilhar este projeto com seu grupo de estudo ou célula.
8. Contato
Para mais informações sobre este projeto, contatem:

Ana Elisa Araújo Messias
E-mail: aelisamessias@yahoo.com.br
Fone: (14)3433-9428 / (14) 8126-1427

MIAF - Missão para o Interior da África
Paulo Feniman – Diretor Nacional
E-mail: feniman@miaf.org.br
Fone: (43) 3027-3703

1ª Igreja Presbiteriana Independente de Marília
Pastor Marcos Kopeska Paraízo
E-mail: marcos@ipimarilia.com.br
Fone: (14) 3433-2856