quarta-feira, 2 de julho de 2008

CARTA - MISSIONÁRIOS J e V

Carta de Oração
julho/agosto de 2008

Norte da África, julho de 2008.

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não
desanimamos” (2Coríntios 4.1).

Queridos parceiros,
Graça e paz!
Ao iniciarmos mais uma carta com notícias queremos aproveitar a oportunidade e utilizar já as primeiras linhas para agradecer. Em meio ao privilégio que sentimos ante ao chamado de Deus, queremos expressar nossa gratidão a todos vocês que de alguma maneira participam do ministério que o Pai nos confiou, possibilitando-nos assim ser luz entre os povos. Que privilégio ser seus representantes e embaixadores do Cordeiro!
Apesar da chegada do forte verão e das viroses e epidemias que se propagam ao longo desse período, estamos bem, seguindo nossa jornada com perseverança e tentando aproveitar as oportunidades que surgem, como bons semeadores. O Pai continua abrindo portas para o testemunho de Sua Palavra e, em mais uma oportunidade, há poucos dias estivemos novamente envolvidos em um evento estratégico com nossos amigos locais. Tivemos mais uma vez a oportunidade de reunilos a fim de demonstrar o amor do Pai por eles, mediante nossas atitudes e palavras. Foi um tempo precioso de comunhão e testemunho da nossa fé em que a Boa Semente foi lançada nos corações. Em oportunidades como essa é sempre bom lembrar que temos gente aí constantemente pedindo ao Pai por nós e por eles.
Como resultado da graça do Pai, um nacional que participou das duas apresentações da peça sobre a Páscoa chegou ao conhecimento da Verdade. Ele começou a ser tocado pela graça salvadora por meio de sonhos que o despertaram a conhecer mais sobre o Evangelho. Depois de algum tempo tentando conciliar sistemas religiosos diferentes ele finalmente foi convencido pelo Espírito e agora afirma que faz parte do povo do Caminho. Ele tem sido acompanhado e o alvo no momento é integrá-lo no Corpo local. O primeiro encontro com ele foi uma experiência marcante. Na ocasião ele tinha em mãos o seu livro sagrado e, dentre outras coisas, fez a seguinte pergunta: "Se não foi Deus, então quem foi que inspirou esse livro?" Mesmo sem querer ofendê-lo, não tive outra alternativa a não ser dizer a ele que o autor havia sido o pai da mentira. Ele se retirou imediatamente e pensei que aquele poderia ter sido o nosso último encontro. Estava enganado, hoje ele faz parte da nossa família! Queridos, há outras coisas interessantes acontecendo por aqui e lamentamos bastante o fato de não poder divulgar, mostrar vídeos e publicar fotos.
No dia 26 deste mês estaremos realizando mais um evento estratégico. Dessa vez, estamos organizando um recital onde teremos a oportunidade de apresentar músicas no idioma local que falam do nosso Salvador e testemunhos que demonstram a nossa fé. Convidaremos novamente as pessoas que já temos compartilhando as Boas Novas e, como nas oportunidades anteriores, estaremos dependendo da graça do Senhor e contando também com suas orações por nós! Por favor, intercedam conosco e peçam ao Pai que Ele revele a Sua glória aos corações!
Depois de um longo tempo sonhando e planejando, estamos agora vivendo a preparação para nossa viagem ao Quênia e ao Sudão no próximo mês de agosto. Inclusive, já temos em mãos as passagens e oprocesso para obtenção do visto de entrada no Sudão está bastante encaminhado. O visto para o Quênia vamos receber no aeroporto. Nossas expectativas para este tempo de viagem são grandes e estamos certos que o Pai continuará abrindo as portas para o testemunho de Sua Palavra e glorificação do Seu nome.
Outra boa notícia que gostaríamos de compartilhar com vocês de maneira oficial é que já temos uma data prevista para nosso retorno ao Brasil. Se o Pai permitir, estaremos chegando aí no dia 20 de janeiro do próximo ano. Concluiremos assim um período de dois anos servindo neste país e de quatro anos servindo neste continente, desde que deixamos o Brasil pela última vez. Ao pensamos no reencontro o nosso coração se alegra bastante. Apesar de ainda faltar cerca de seis meses, já nos sentimos bastante empolgados em reencontra-los. Será fantástico olhar olhos nos olhos e repartir com vocês o que o Pai tem feito em diferentes partes deste continente. Nos próximos meses estaremos planejando nossa estadia aí e elaborando uma agenda para coordenar nossos compromissos, tempo com a família e tempo de descanso. Nos ajude em oração para que o Pai nos dê sabedoria a fim de sermos capazes de aproveitar esse tempo da melhor maneira possível e provarmos do renovo do Senhor em diferentes áreas da nossa vida. Voltaremos a mencionar este assunto com vocês em cartas futuras e a compartilhar mais a respeito da nossa viagem e estadia no Brasil.
Queridos, sabemos que no trabalho transcultural a informação é instrumento determinante já que ela precede o conhecimento, o crescimento e o envolvimento das pessoas nas diferentes esferas desse trabalho. Já há alguns anos que entendemos nossa missão na literatura e a importância de contribuir para que informações do campo sejam repassadas aos que militam na retaguarda e mais pessoas sejam estimuladas, dentre outras coisas, à intercessão. No alcance destes objetivos, as ferramentas que temos utilizado para oferecer nossa contribuição têm sido correspondências, artigos e livros. Em mais uma iniciativa visando alcançar estes objetivos, estamos preparando carinhosamente com a Abba Press Editora o lançamento da nova edição do livro Mi*s*es & Culturas que acontecerá no V CBM (Congresso Brasileiro de Mi*s*es). O livro foi todo corrigido e ampliado e a nova versão conta ainda com o belo trabalho de ilustração de cada capítulo realizado pelo Henrique Machado, um querido irmão e profissional experiente na área de desenho gráfico. O material já deverá estar disponível ao público com cerca de um mês antes da realização do congresso que acontecerá dos dias 13 a 17 de outubro em Águas de Lindóia. Pedimos que intercedam por mais este projeto literário e caso queiram maiores informações a esse respeito, por favor, entrem em contato conosco ou com a Abba Press por meio do site: www.abbapress.com.br.
Os que observaram com atenção o cabeçalho desta carta perceberam que desta vez destacamos um texto bíblico que nos exorta a mantermos o ânimo no desenvolvimento do ministério entregue a nós pelo Pai.
A exortação de Paulo parece fazer todo sentido já que ao longo de uma caminhada, com freqüência, o percurso parece longo demais, os obstáculos intransponíveis, o calor insuportável (ainda mais aqui nas proximidades do Saara) e as nossas limitações maiores do que nossa capacidade de continuar caminhando. Entretanto, a observação do apóstolo é que na vida cristã não devemos mudar de atitude e desanimar. Uma vez que foi confiado a nós um ministério, pela misericórdia alcançada, não podemos perder o ânimo!
Temos
aprendido como casal que um dos segredos da jornada, a fim de permanecermos obedecendo ao Mestre sem desanimar, é ter fé e caminhar baseados no que se crê e não no que vê. Que ao caminharmos juntos para o mesmo Alvo sejamos como aqueles que “tendo este ministério, pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos”.
Na força daquEle que fortalece os fracos e revigora os abatidos,
Jadir e Victória