quinta-feira, 11 de junho de 2009

Talibês: Um desafio missionário.

Os talibês (alunos) são crianças de 3 a 12 anos, que são entregues por seus pais aos Marabouts(mestres do alcorão), para serem doutrinadas nas Daras (escolas corânicas). Com promessas de ensino religioso e educação, muitos pais entregam seus filhos para estes "professores", esperando que os mesmos os encaminhem na sociedade islâmica ou em troca de algum benefício qualquer. No entanto, o que parece ser uma esperança de vida melhor para a criança, torna-se um ciclo de exploração e maus tratos, situação esta que pode ser constatada ao andarmos por qualquer rua de Dakar.
São mais de 200.000 crianças vivendo em situações subhumanas, aglomeradas em construções caóticas, expostas a todo tipo de doenças, riscos e abusos.
http://www.youtube.com/watch?v=Vvvkfh1jANQ (vídeo sobre o assunto - está em francês mas as imagens falam por si).
A cada novo nascer do sol, inicia-se uma sucessão de rituais que envolvem estes pequeninos. Começam sendo obrigados a decorar partes do Alcorão, mendigar nas ruas para conseguir seu próprio alimento, até levantar a quantia mínima de Fcfa$ 500,00 (quinhentos Francos Cefar, equivalente a cerca de R$2,00) por dia, sendo sujeitos a severas punições se não retornarem com o valor exigido pelos seus "mestres". Geralmente o acesso às Daras é restrito e até proibido pelos Marabout.
Na semana passada soubemos que em uma destas "escolas" os talibês estariam doentes. Assim, nos oferecemos para cuidar e medicar as crianças por três dias, pois elas estavam todas infestadas com escabiose/sarna. Fervemos suas roupas e medicamos em torno de 50 talibês. É indescritível o ambiente em que aqueles pequenos vivem, e isso porque nos disseram que esta Dara não era das piores.
No rostinho das crianças pudemos ver um misto de expectativa e apreensão pela nossa presença, olhar que não sai de nossas mentes. Tristeza e indignação tem nos acompanhado após esta experiência. Não pudemos expressar nada em palavras, mas somos gratos a Ele por esta porta que se abriu, nos dando o privilégio de podermos demonstrar o Seu amor através destas atitudes. Oremos pelos talibês.
A APMT tem dois projetos aqui em Dakar que se destinam a alcançar estas crianças. Um é desenvolvido pelas Missionárias Vildene e Ronalda com seus esposos Jerôme e Joseph, e o outro pelo Pr. José Dilson e Marli. Cremos que somente o Evangelho pode mudar a história destes pequeninos.
Para tanto, desafiamos irmãos e irmãs a orarem e se disporem a servir ao Senhor aqui no Senegal, envolvendo-se com estes ministérios de alcance dos talibês. Caso queira saber mais informações, entre em contato conosco.
Em Cristo, Marilia e Gerson.
Juntos na peregrinação,"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36).Visite nosso blog:http://gersonmarilia.blogspot.com/