sábado, 14 de novembro de 2009

JAIRO, VÂNIE E MATEUS

Rio de Janeiro, novembro de 2009.

"Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7.12).

Queridos parceiros,

Graça e paz!

O gesto e as palavras de Samuel representam bem mais do que uma simples atitude de retrospectiva. Elas falam de um sincero reconhecimento da generosidade divina. Elas são resultado de uma consciência plena de que alguém chegou onde está em função do auxílio de Deus. O que era verdade para o profeta, também se aplica a nós. Por esta razão, também podemos dizer: Ebenézer! Até aqui chegamos, porque nos ajudou o Senhor!

No início deste ano desembarcamos no Brasil com o coração cheio de expectativas em função do momento de mudanças pelo qual estávamos passando. Após um período de 4 anos longe da pátria, não sabíamos muito bem o que iríamos encontrar pela frente. O que já tínhamos ouvido de outros colegas era que o Brasil havia mudado bastante. E agora? Além do processo de reentrada, o fato de carregamos conosco o nosso primeiro bebê, ainda no ventre, lançava mais complexidade ao cenário. Naquela ocasião pouca coisa era concreta em relação ao período que passaríamos no Brasil. Dez meses depois, aqui estamos nós, podendo com alegria reafirmar as palavras de Samuel, pois até aqui nos ajudou o Senhor!

Em mais uma oportunidade de compartilhar nossas notícias queremos destacar o cuidado divino para conosco em diversas áreas da vida.

Com respeito à família, graças a Deus o Mateus está crescendo com saúde, desenvolvendo-se bastante e cada dia mais fofo. Na última visita ao pediatra ficamos surpresos por constatar seu rápido aumento de estatura e peso. Ele acabou de completar 3 meses e já pesa mais de 7 quilos e meio. Nosso filho tem sido fonte de muita alegria e nos sentimos mais do que recompensados por todo o esforço e trabalho empregados até aqui. Ele é observador, sorridente e tem jeito de que vai ser conversador.

A saúde vai bem, mas temos como alvo dar um pouco mais de atenção a este assunto nos meses que nos restam no Brasil. Dos três, a Vânia é a que precisa de maior atenção. Isso se dá porque em função da gestação ela ficou privada de consultas com alguns especialistas como: dentista, ortopedista e dermatologista. Agora que as limitações da gravidez se foram ela tem por alvo tomar os cuidados que precisa com a saúde.

Já demos início ao nosso processo de preparação para retorno ao campo. Por enquanto, estamos nos concentrando mais no que diz respeito à documentação. Para os irmãos terem uma ideia, o Mateus já tirou o CPF e o passaporte. Ele já tem até uma conta bancária. Podem acreditar? Os dados são: Banco Bradesco, conta poupança, agência: 582-7, conta 1028598-4.

Conforme já havíamos anunciado anteriormente, desde a última carta tivemos a alegria de publicar dois novos livros, o primeiro pela Editora Abba Press (www.abbapress.com.br) e o segundo pela Editora Descoberta (www.descoberta.com.br), cujos títulos são: "Vida, Ministério e Desafios no Campo Missionário" e "De Todos os Povos". O interesse pelos livros tem sido bom, o que nos faz imaginar o impacto que a leitura irá causar na vida dos leitores. Temos orado para que essas duas obras sejam instrumentos de bênção para a Igreja em nosso país e fora dele. Junte-se a nós em oração!

As nossas atividades ministeriais prosseguem com intensidade: pregações sendo realizadas; aulas sendo dadas; conselhos missionários sendo assistidos; igrejas se tornando mais comprometidas e pessoas sendo desafiadas para a obra missionária. Tudo isso pela graça de Deus e por meio de sua parceria conosco!

Recentemente retornei (Jairo) da Colômbia onde estive participando de uma conferência organizada pelo COMIBAM que reuniu missionários de diversas partes do mundo. Foi um tempo de encorajamento, alegria e novos desafios. Considerando tudo o que foi dito, destaco as palavras de um irmão oriundo de um país em perseguição: "Se somos perseguidos devemos dar graças a Deus porque não estamos presos, se estamos presos devemos dar graças a Deus porque não estamos mortos, se estamos mortos devemos dar graças a Deus porque estamos no céu com Deus". De Bogotá segui para Toledo, Paraná, para participar da X Conferência Missionária da Igreja Evangélica Livre da cidade. Ao todo foram 10 dias longe da família (o maior período desde o nascimento do Mateus). Entretanto, o Pai confortou o nosso coração ao longo desse tempo.

A próxima viagem (16-20/11) será para Londrina, no Paraná, onde terei o privilégio de participar da "Semana do Candidato" – um período de orientação para novos missionários da MIAF. Intercedam por estes novos obreiros que em breve estarão deixando tudo para servir na seara do Mestre.

Gostaríamos de compartilhar nesta oportunidade que o nosso sobrinho Glaucinho, que tem paralisia cerebral, está em campanha para fazer um tratamento utilizando células tronco. Sua vida pode ser totalmente transformada por este tratamento. Se você somente puder orar para que Deus levante os recursos (ou pela cura dele), ore. Se puder orar e enviar uma doação, por favor, ore e doe. Ele sinceramente precisa de sua ajuda. Para fazer sua doação e obter maiores informações sobre o tratamento acesse o blog: www.umanovaesperancaparaglaucinho.blogspot.com

Com o fim do ano se aproximando uma grande expectativa brota em nosso coração. Isto se dá porque os momentos de maior saudade ao longo dos últimos 4 anos em que estivemos ausentes do Brasil foram esses que antecedem as festas de fim de ano. Portanto, será muito bom estar em nosso país e junto dos nossos familiares nessa passagem de 2009 para 2010.

Para este período de festas de fim de ano desejamos a todos que o Senhor continue manifestando Sua generosidade sobre a vida de vocês e revelando a pessoa de Cristo em seus corações!

Certamente não podemos deixar de reconhecer que em mais um ano Deus nos sustentou. Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor.

No Rei das nações,

Jairo, Vânia e Mateus