sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOTÍCIAS DO SENEGAL

Dakar, Senegal, 27 de Novembro de 2009.

Prezados irmãos co-participantes na obra missionária, graça e paz.

"E Deus me escolheu para ser missionário, para pregar aos gentios e ensinar a eles"(2 Tm 1.11 – Bíblia Viva).

Marilia e eu lemos este texto na nossa devocional nesta manhã, e chamou-nos a atenção a frase: "Deus me escolheu para ser missionário". O mesmo versículo na Bíblia, segundo a versão Revista e Atualizada, diz: "...eu fui designado pregador, apóstolo e mestre". A lição que tiramos é que é um grande privilégio dado por Deus a cada um de nós o fato de sermos chamados, escolhidos, designados para o ministério. Vocês onde Deus os tem colocado, fazendo a Sua vontade, e nós, aqui na África, como "missionários", ou seja, comissionados por Deus para este trabalho – sermos pregadores da Palavra de salvação aos que ainda não a conhecem. Sermos "missionários" também implica em sermos enviados pela Igreja, que nos apóia em oração e suporte nas nossas necessidades. E como somos gratos a Deus pelo apoio que temos constatado da Igreja, entenda-se igrejas locais e irmãos que têm sido dispostos diante do Senhor a serem instrumentos das Suas bênçãos para nós e para o ministério que desenvolvemos aqui. Louvado seja o Senhor!!! Obrigado a todos vocês, em Nome de Jesus!!!

    A seguir, compartilhamos um pouco do que está em nossos corações, nesta época, para que vocês possam agradecer conosco ao Senhor e também inteceder a Ele pela Sua ação misericordiosa em graça pelo povo senegalês:

> Caminhão Clínica Móvel - Já foi possível tirar o caminhão do Porto. Agora continuamos em oração para que a documentação dele seja regularizada, e para que as liberações das permissões junto ao Governo para os profissionais de saúde que temos na Missão sejam concedidas. Então os atendimentos com a Clínica Móvel poderão começar. Só lembrando: Este caminhão é um reboque e um semi-reboque, no qual tem um contêiner adaptado com gabinete dentário e consultório médico. O objetivo é demonstrar de forma prática o amor de Deus nos atendimentos de saúde, e também, naturalmente, pregar o Evangelho de salvação através de Jesus. Pretendemos passar o Filme Jesus e fazer discipulado nas aldeias nas quais forem feitas as ações de saúde.         

> Jovem que está conhecendo Jesus – Não vou citar o nome dele, mas queremos compartilhar com vocês a história deste rapaz de cerca de 30 anos, que é da etnia wolof. Há bem poucos registros de conversões entre os wolof, que é uma das etnias mais resistentes do Senegal, portanto o que está acontecendo com ele demonstra ainda mais uma ação sobrenatural de Deus: Ele era um professor de Corão (livro sagrado muçulmano), e mora em uma aldeia na qual temos uma igreja que está sendo plantada. Há algum tempo atrás, estava de viagem a uma outra aldeia naquela região, quando ouviu alguém falando de Jesus, e decidiu ouvir um pouco. Sentiu-se tocado pela mensagem, mas não disse nada no momento. Voltando para casa, foi ler o Corão, e leu sobre Issa (o nome muçulmano para "Jesus"). Interessou-se ainda mais. Pela providência de Deus, Pr. Marco Mota convidou uma equipe de Jocum para passar um mês fazendo trabalhos de evangelização na aldeia onde temos a Igreja sendo plantada e que é onde o jovem mora. Este ouviu falar desta equipe e foi onde eles estavam hospedados. Viu um grupo jogando futebol, brincou junto, e depois disse para alguns rapazes da equipe que gostaria de saber a verdade sobre Jesus. Explicaram sobre Jesus para ele, e decidiu recebê-lo como seu Senhor e Salvador. Glória a Deus! Ele agora está sendo discipulado pelo João Noel, que é o obreiro nacional que mora na mesma aldeia. Detalhe: este jovem é irmão de um marabou (pronuncia-se "marabú", quer dizer, líder islâmico). Este marabou tem grande influência no meio social senegalês. O novo convertido já falou de Jesus para o irmão dele, que ficou furioso. Oremos por este novo irmão em Cristo, para que ele possa crescer espiritualmente e ser um instrumento nas mãos de Deus para falar do Evangelho ao seu povo. Peça também a Deus por proteção para a vida deste irmão, tanto espiritual quanto fisicamente. Lembram-se do irmão Amacodou Diouf, que faleceu? Quem sabe temos um novo evangelista nacional sendo levantado por Deus?

> Rocky Diouf – Falei no irmão Amacodou Diouf, me lembrei da sua esposa, a irmã Rocky. Graças a Deus ela está bem, firme no Senhor e na Igreja, junto com seus filhos, e agradecida pelas ofertas que tem recebido de pessoas do Brasil. Vamos continuar a orar por ela, irmãos, que a luta é grande. Ela tem alguns filhos em idade escolar e são muitos desafios. Vamos orar para que, apesar da pressão que sofre da família para que ela retorne ao Islamismo e às práticas animistas, ela fique firme no Senhor. Também vamos orar pelo Paul, que é o obreiro nacional que dirige a Igreja que está sendo plantada em Niankhar, e que acompanha pastoralmente esta família, junto com o Pr. Marco Mota.

> Ádama – Louvamos a Deus porque esta nossa irmã pôde retornar aos estudos, com a provisão financeira vinda de irmãos que tem contribuído para este fim. Graças a Deus, ela continua firme também na jornada cristã, servindo ao Senhor na Igreja que está sendo plantada em Niakhar.

                                               

                                                                                                                   Gerson, Marilia, Aniés e Ádama

> Tabaski - Estamos numa época muito importante para os islâmicos aqui no Senegal – a Tabaski. Amanhã, sábado, pela manhã, milhares e milhares, talvez milhões de "mutons" (carneiros), serão mortos, em sacrifício. A gente fala aqui de um "mar de mutons", que podemos ver, sendo vendidos pelas calçadas das ruas, em todos os lugares, tanto aqui em Dakar como no interior, nas cidades e aldeias. Cada família sacrifica pelo menos um animal, e isto para lembrar o cordeiro que foi oferecido por Abraão a Deus em lugar de Ismael (para nós, cristãos, foi em lugar de Isaque). Também há o entendimento de que este cordeiro leva consigo os pecados dos que o oferecem. Infelizmente, os senegaleses ainda não sabem sobre Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29). Mas, graças a Deus, nós (missionários no Senegal), e vocês (enviadores – conosco em oração e suporte), temos o privilégio de servirmos a Deus, propagando a maravilhosa mensagem do perdão dos pecados em Jesus. Que o Senhor nos encaminhe e nos fortaleça nesta missão, para a Sua glória! Amém! Um missionário nacional aqui nos disse que este é um tempo em que conversões ao Senhor Jesus acontecem, devido à "ponte" que existe para a evangelização. Orem conosco para que o Senhor se utilize daqueles que podem ser instrumentos nas Suas mãos – os missionários e os crentes nacionais, para que vidas sejam "libertadas do império das trevas, e transportadas para o reino do Filho do Seu amor" (Cl 1.13).

 > Mudança para Mbour – Se Deus tudo confirmar, estaremos nos mudando para o interior do país em fevereiro. Ainda não vamos habitar na casa em construção na Base da Missão, devido a não estar pronta. Continuamos em oração para que o Senhor envie os recursos necessários.

                                                  

                                                                                   Casa para missionários que está sendo construida no terreno da APMT em Mbour

> Aprendizado de línguas – Graças a Deus, começamos as aulas do Wolof com a Vildene, também missionária da APMT. É um grande desafio, visto que esta língua é totalmente diferente do português e do francês. É pronominal, ou seja, não há conjugação no verbo, e sim no pronome. Contamos com suas orações para que o Senhor nos capacite para pegarmos mais esta ferramenta tão importante para compartilharmos a Palavra na "língua do coração" deste povo.

> Pensando no final do ano - Queremos registrar nossa gratidão a todos que estão andando conosco nestas terras no ano de 2009. Estamos chegando ao final do ano, e podendo contar muitas bênçãos acrescentadas às nossas vidas, pelas quais e pelas tantas que não podemos detectar, dizemos: Obrigado, Senhor! Em relação aos nossos objetivos aqui, temos o sentimento de trabalho realizado dentro do que foi possível. Naturalmente que nos vem um mal-estar, pode-se dizer, uma tristeza, quando olhamos à nossa volta e vemos tantas pessoas que não confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e conforme cremos pela Palavra de Deus, estão indo para o inferno. Mas continuamos aqui, procurando fazer a nossa parte, cumprindo a ordem do Senhor para nós. Cremos que os resultados pertencem a Deus, o que Ele quer de nós é fidelidade.

> Teremos visitas especiais - Temos uma alegria especial a compartilhar, pode-se dizer um grande presente de final de ano – é a vinda dos pais da Marilia para passarem o Natal e o Ano Novo conosco. Sr. Nilton e D. Mariazinha já são envolvidos em missões, através da intercessão e apoio. A nossa oração é que este seja mais um tempo precioso em família e no qual eles também possam ter a visão missionária aumentada, para que, quando voltarem para o Brasil, sejam ainda mais comprometidos com esta obra maravilhosa de resgatar vidas da perdição eterna.

Grande abraço a todos.

Em Cristo,

Gerson e Marilia.

--
Juntos na peregrinação,
Gerson e Marilia Troquez.

"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36).

Visite nosso blog:
http://gersonmarilia.blogspot.com/