quinta-feira, 10 de abril de 2008

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE

Dondo, fevereiro e março de 2008

Nossa chegada: deixamos o Brasil dia 14 de fevereiro rumo a Moçambique, desembarcando no dia seguinte na cidade de Maputo. Apesar de haver ocorrido vários problemas relacionados à nossa bagagem, podemos testemunhar, que graças a Deus nada foi desviado ou perdido. Além disto, com a ajuda da liderança de nossa igreja em Campinas, também não foi necessário pagar excesso de bagagem. Enfim chegamos aqui em casa no dia 19 à noite. Graças a Deus, encontramos todas as coisas em ordem. Além desses aspectos mencionados acima, destacamos também a recepção que tivemos por parte dos irmãos da igreja a qual freqüentamos. Foi uma recepção calorosa. A saudade era mútua, assim foi muito bom rever a todos eles.


O Orfanato: na semana seguinte à nossa chegada, as atividades no orfanato foram retomadas. Na verdade foi fácil perceber a alegria das crianças por causa do nosso retorno, para nós foi muito bom ver, que eles estavam bem e que muitas coisas que elas haviam aprendido no ano passado, percebemos que eles não haviam se esquecido, mesmo após nosso período de ausência. Dos artigos que foram doados ao orfanato, vocês podem ver na foto que todas as crianças ganharam camisetas do Brasil, tanto para usarem no dia a dia, como para jogar futebol. Foram iniciadas também as atividades escolares. Como as aulas já haviam começado no mês de janeiro, havia necessidade imediata de acompanhá-los e ajudá-los. A parte boa é que todos estão muito animados para estudar e isso faz com que eles cooperem e assim a aprendizagem avance. Eliane tem como alvo principal a alfabetização das crianças, uma vez que há uma grande falha no sistema escolar e os alunos chegam até a 5ª série sem saber ler e escrever comprometendo assim toda a sua formação escolar para o futuro.











As mulheres voltaram às atividades e já estão em processo de produção. Algumas já aprenderam a fazer sapatinhos de bebê. O alvo para esta parte do ministério é formar um tipo de associação onde elas possam trabalhar e produzir o suficiente para ajudar suas famílias.



Escola Bíblica: no dia 17 de março as aulas iniciaram. Dos onze alunos que tínhamos no ano passado, 4 deles não puderam retornar por diferentes razões. Como ainda não há espaço para recebermos uma nova turma, estamos prosseguindo com esses 7 alunos, planejando ter novos alunos a partir do mês de agosto. Peço que orem por eles. As dificuldades de aprendizagem são muitas, especialmente para as duas alunas que até então, não tinham tido oportunidades de estudar. Orem também para que eles todos entendam a necessidade de aplicar os ensinos em suas próprias vidas.
Agradecemos a todos os que nos apóiam em oração e também financeiramente. Possa o Senhor abençoá-los.

Miss. Enoque e Eliane Faria - Dondo - Moçambique.


Pedido de Oração: ore por esse ministério. Que Deus esteja abençoando cada vida envolvida nesse projeto, que as pessoas de lá tenham suas vidas transformadas não só nos estudos e trabalho, mas principalmente que entreguem suas vidas a Jesus Cristo.